domingo, 16 de agosto de 2009

OS SAMURAIS



Os samurais eram guerreiros da época feudal do Japão entre 1100 e 1867. Ocupando o mais alto status social enquanto existiu o governo militar nipônico denominado Shogunato. Guerreiros treinados desde pequenos para seguir o Bushidô, o caminho do guerreiro.

O nome "samurai" significa, em japonês, "aquele que serve". Portanto, sua maior função era servir, com total lealdade e empenho. Um termo mais apropriado para Samurai é bushi (significando literalmente "guerreiro ou homem de armas").

Os samurais obedeciam a um código de honra denominado bushido(caminho do guerreiro). Segundo esse código, os samurais não poderiam demonstrar medo ou covardia.



Havia uma máxima entre eles: a de que a vida é limitada, mas o nome e a honra podem durar para sempre. Por causa disso, esses guerreiros prezavam a honra, a imagem pública e o nome de seus ancestrais acima de tudo, até da própria vida.

A morte, para o samurai, era um meio de perpetuar a sua existência. Tal filosofia aumentava a eficiência e a não-hesitação em campos de batalha, o que veio a tornar o samurai, segundo alguns estudiosos, o mais letal de todos os guerreiros da antiguidade.

Um comentário: