quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

KENDO – A arte marcial dos samurais


Kendo A arte marcial dos samurais

Japão; os samurais, guerreiros da era feudal dominavam o país por quase oito séculos, na busca do seu aprimoramento pessoal, treinavam a arte da espada, engrandecendo o seu nome e o seu espírito. Essa arte se denominava Kendo.

Kendo quer dizer caminho da espada, é uma arte marcial de origem japonesa, cujas técnicas estão baseadas na luta com espadas dos antigos guerreiros samurais.


Sua filosofia consiste em moldar o corpo e a mente, e desenvolver um espírito vigoroso. Sua prática destaca também o apreço da honra e cortesia humana, dirigindo-se ao outro com respeito e sinceridade, além da busca pelo aperfeiçoamento próprio.


Na prática do Kendo atual usa-se o Bogu, que é inspirado na armadura dos antigos samurais; a espada de bambu chamada shinai e a de madeira maciça, o bokuto. A vestimenta é composta por Hakama e keiko gi. O Hakama é uma calça com sete pregas, cada uma delas simboliza uma das virtudes do Bushido – código do samurai, que são: honra, lealdade, bravura, cortesia, honestidade, decisão certa e compaixão.



É uma arte caracterizada pelo ataque: Men (máscara), kote (luva), doh (proteção de abdômen) e tsuki (ataque a garganta). Quem pratica o Kendo tem um bom desenvolvimento físico e muscular. Mas, isto não é o ponto principal o objetivo da arte é o desenvolvimento espiritual.

Entre os diversos benefícios do Kendo, atualmente, estão: a disciplina, desenvolvimento da personalidade e do caráter, a concentração, o aperfeiçoamento físico, o auto-controle e a cortesia, além de ser uma boa terapia no combate ao estresse.






Várias artes marciais têm como objetivo vencer o adversário, mas no Kendo é mais importante respeitar o adversário. O praticante tem de ter uma harmonia entre o espírito, espada e corpo para ser o melhor na arte, esse é o objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário