Kendo A arte marcial dos samurais
Japão; os samurais, guerreiros da era feudal dominavam o país por quase oito séculos, na busca do seu aprimoramento pessoal, treinavam a arte da espada, engrandecendo o seu nome e o seu espírito. Essa arte se denominava Kendo.
Kendo quer dizer caminho da espada, é uma arte marcial de origem japonesa, cujas técnicas estão baseadas na luta com espadas dos antigos guerreiros samurais.

Sua filosofia consiste em moldar o corpo e a mente, e desenvolver um espírito vigoroso. Sua prática destaca também o apreço da honra e cortesia humana, dirigindo-se ao outro com respeito e sinceridade, além da busca pelo aperfeiçoamento próprio.

Na prática do Kendo atual usa-se o Bogu, que é inspirado na armadura dos antigos samurais; a espada de bambu chamada shinai e a de madeira maciça, o bokuto. A vestimenta é composta por Hakama e keiko gi. O Hakama é uma calça com sete pregas, cada uma delas simboliza uma das virtudes do Bushido – código do samurai, que são: honra, lealdade, bravura, cortesia, honestidade, decisão certa e compaixão.

É uma arte caracterizada pelo ataque: Men (máscara), kote (luva), doh (proteção de abdômen) e tsuki (ataque a garganta). Quem pratica o Kendo tem um bom desenvolvimento físico e muscular. Mas, isto não é o ponto principal o objetivo da arte é o desenvolvimento espiritual.
Entre os diversos benefícios do Kendo, atualmente, estão: a disciplina, desenvolvimento da personalidade e do caráter, a concentração, o aperfeiçoamento físico, o auto-controle e a cortesia, além de ser uma boa terapia no combate ao estresse.

Várias artes marciais têm como objetivo vencer o adversário, mas no Kendo é mais importante respeitar o adversário. O praticante tem de ter uma harmonia entre o espírito, espada e corpo para ser o melhor na arte, esse é o objetivo.
Engana-se quem pensa que os samurais desapareceram. Eles estão presentes no Japão, nos Estados Unidos e no Brasil, entre outros países onde se pratica o verdadeiro caminho da espada. Hoje, eles trabalham, constituem família e procuram viver de acordo com uma conduta honrosa.
Ao longo do treinamento, ele vai adquirindo certas virtudes como a coragem, a humildade, a disciplina e o auto-controle, além de estudar o oponente para conhecer os seus pontos fracos e fortes. Esses ensinamentos servirão para serem aplicados nas batalhas do dia a dia e para o aperfeiçoamento das relações sociais.
Só com treinamento forte e persistente e também com a superação das próprias fraquezas é possível obter esse espírito de guerreiro samurai, para que o Bushido seja extremamente atual nos dias de hoje e nunca deixará de ser.